Sistema Press Club
segunda-feira, 29 de abril de 2024
Consulte

WPK - Perfil de Fontes

WPK - Acesso Rápido

WPK - PROAGÊNCIA
Discurso de abertura do Encontro de Cúpula Skal sobre Economia Criativa e Turismo Verde
Press Kit - SKAL Brasil
Página principal do Press Kit  SKAL BrasilEnviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar
Arquivo | Administração

Tamanho do texto: A+ A-


Discurso de abertura do Encontro de Cúpula Skal sobre Economia Criativa e Turismo Verde

Discurso de abertura do Encontro de Cúpula Skal sobre Economia Criativa e Turismo Verde, na voz do presidente do Skal Rio de Janeiro, Fábio da Luz Rodrigues.

Em nome do Skal Rio de Janeiro desejo a todos boas-vindas.

É uma grande satisfação para nós, skalegas cariocas, sediar este primeiro Encontro de Cúpula Skal sobre Economia Criativa e Turismo Verde, que compõe a agenda Rio+20 e Você, a convite do Instituto Humanitare.

Desde já, quero registrar os nossos agradecimentos à Sheila Pimentel, que tem sido incansável nos esforços que dedica para aproximar a sociedade civil de temas e programas da ONU, como ficou evidente na realização deste projeto, desenvolvido em colaboração com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Fundação Planetário, o Instituto HSBC Solidariedade, a Momentum – empresa da McCann World Group e a Itaipu Binacional.

Cabe registrar aqui também que, em âmbito global, são inúmeras as iniciativas de fomento e de difussão dos princípios que norteiam a atuação do Skal Internacional em favor do desejado e necessário desenvolvimento sustentável do setor de viagens e turismo.

Portanto, Instituto Humanitare e Skal Internacional formam, nesta oportunidade, uma aliança estratégica de grande relevância para a construção do futuro que queremos.

Afinal, turismo e sustentabilidade caminham lado-a-lado; uma vez que o relacionamento do ser humano com o planeta, no processo evolutivo da civilização, fundamenta a busca pelo bem-estar de ambos.

No turismo existe uma frase, bastante conhecida dos profissionais do chamado trade, que empresta significado prático à nossa causa: “Uma cidade só é boa para o turista se for boa para quem nela reside: o cidadão”.

Recursos naturais, humanos, históricos e culturais, por mais exuberantes que sejam, como de fato são os atrativos desta cidade “abençoada por Deus e bonita por natureza”, constituem só a matéria-prima turística. O que de fato transforma recursos e atrativos em produtos turísticos sustentáveis, sob a perspectiva de um destino, podemos resumir em uma única e valiosa palavra: planejamento.

Neste encontro de Cúpula teremos a oportunidade de conhecer alguns dos vários cases empresariais de sucesso. Vamos verificar dados que foram apurados e compilados por meio de uma pesquisa inédita. Vamos ouvir opiniões embasadas e qualificadas de quem estuda vias de ação sobre diferentes ângulos temáticos: erradicação da pobreza, água, energia, aquecimento global, saúde, oceanos entre outros. Vamos refletir. E vamos traçar diretrizes e compromissos.

Assim, esperamos poder motivar e influenciar o planejamento estratégico das instituições setoriais, públicas e privadas, cotidianamente definidoras de rumos no crescente e promissor mercado de viagens e turismo – além de sensibilizar, difundir e motivar o turismo responsável.

O relacionamento entre os turistas e os destinos turísticos traz para o setor a conveniência e a necessidade da aplicação dos conceitos de sustentabilidade, assim como constitui também um vetor de expansão da sustentabilidade em todos os níveis sociais.

A sustentabilidade reflete o desenvolvimento econômico eficaz, socialmente justo, contínuo e sem prejuízo ambiental – isto é, ecologicamente ponderado.

Para alcançar esses objetivos, no entanto, é preciso que o Skal, com a mobilização de todos os seus membros, defenda que a oferta esteja estruturada para um receptivo sustentável e, cada vez mais, promova a conscientização da demanda.

Turismo Sustentável, sob a ótica do Skal, é a combinação perfeita para o desenvolvimento com base em um crescimento econômico e equitativo, com respeito às tradições e costumes locais, que incentive a preservação da história, da biodiversidade e que, principalmente, proporcione uma relação de respeito, dignidade e orgulho entre as pessoas e as comunidades.

Obrigado.


FÁBIO DA LUZ RODRIGUES

Presidente do Skal Rio de Janeiro

Compartilhar este conteúdo em Redes Sociais Facebook

Twitter

 

Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda e Rodrigo Figueiredo
AMIgo!
Assessoria de imprensa SKAL Brasil
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily@pressclub.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br

 
 
Sistema Press Club® 1996-2007